Samae inicia obra emergencial para instalação de nova rede adutora do Sistema Marrecas, em Caxias

samae-inicia-obra-emergencial-para-instalacao-de-nova-rede-adutora-do-sistema-marrecas,-em-caxias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou as obras para alocação de uma nova rede adutora que abastecerá os bairros atendidos pelo Sistema Marrecas, em Caxias do Sul. A tubulação de 600 milímetros de diâmetro será instalada no lado oposto do trecho da Rota do Sol, saindo da área afetada pelos deslizamentos que culminaram em três rompimentos e danificações na estrutura. As intervenções iniciaram na segunda-feira (17), com limpeza do local para descarregamento da adutora. Nesta segunda-feira (20/05), a equipe recebeu as tubulações e, posteriormente, efetuará o assentamento no terreno.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o presidente em exercício da autarquia, Ângelo Barcarolo, explica que essa nova rede substituirá o trecho da estrutura afetado pelos deslizamentos. Em caso de tempo estável, sem chuvas e risco de quedas de barreiras, o objetivo é entregar a obra emergencial até o final de semana. Ele ressalta que os bairros atendidos pelo Marrecas não ficarão sem água enquanto ocorre a mudança de bombeamento para a nova tubulação, pois haverá um trabalho logístico para que tenha água nos reservatórios e a população não fique desassistida.

Barcarolo detalha que a realocação total da adutora do Marrecas para o outro lado da rodovia ainda está em planejamento. A obra que duraria cerca de 90 a 120 dias precisa de segurança para ser realizada. Como a estrutura está em uma área de risco, o presidente do Samae diz que é necessária a avaliação técnica do perímetro para a alocação definitiva da adutora ao novo local. Há também o prazo de entrega da empresa que fabrica esse tipo de tubulação. Barcarolo coloca que demanda a produção dessa estrutura.

OUÇA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *