projeto-da-ucs-propoe-transformar-lixo-urbano-em-energia-eletrica-e-produtos-sustentaveis

Projeto da UCS propõe transformar lixo urbano em energia elétrica e produtos sustentáveis

Um projeto da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Prefeitura, pretende transformar resíduos sólidos urbanos em energia elétrica e produtos de valor agregado. O acordo para a realização da iniciativa foi firmado nesta semana entre as partes e possibilita o início da segunda fase do projeto Resíduos Serra – RS UP, realizado pela UCS.

Agora, a universidade instalará uma unidade teste de uma tecnologia que gerará energia e produtos sustentáveis a partir da decomposição de lixo urbano junto ao Aterro Sanitário Rincão das Flores, na localidade do Apanhador, em Caxias. Conforme a instituição, o equipamento processará cinco toneladas de resíduos por dia, por meio do processo de pirólise (decomposição térmica na ausência ou deficiência de oxigênio) e de biodigestão. O objetivo é produzir elementos como o CHAR (resíduo rico em carbono, utilizado na indústria de borrachas e polímeros), óleo de pirólise, gás de síntese, biogás, fertilizantes e energia elétrica. Para dar o pontapé inicial a essa etapa, é necessário o acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental (Licença Prévia e Licença de Instalação) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Além de Caxias, já aderiram à segunda fase as cidades de Gramado, Flores da Cunha, Serafina Corrêa, Paraí, Monte Belo do Sul e Vista Alegre do Prata. Conforme o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, é importante que mais prefeituras se associem ao projeto, uma vez que seus benefícios e capacidade de alcance são grandes.

“O Resíduos Serra – RS UP desenvolve uma alternativa tecnológica sustentável, atendendo às características regionais para a geração de energia e produtos de valor agregado a partir de resíduos sólidos urbanos. Quanto mais cidades aderirem à proposta, maior será nossa contribuição para o meio ambiente. Trata-se de uma solução social, mais do comercial”, destaca Rech.

A terceira e última fase do projeto prevê a implantação de uma Unidade Regional de Geração de Energia e Produtos a partir de Resíduos Sólidos com capacidade de atender a uma área de quase 12 milhões de metros quadrados e uma população de 1 milhão de pessoas – o que representa o processamento diário de 70 toneladas de resíduos sólidos.

O projeto de transformação de resíduos sólidos em combustível e/ou fertilizante, desenvolvido pela UCS desde 2021, é inédito no Rio Grande do Sul e teve sua primeira fase concluída em março de 2023, da qual participaram 32 cidades. O RS UP é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A pesquisa é desenvolvida pela UCS, que oferece assessoria técnica especializada através do Laboratório de Energia e Bioprocessos (Lebio), do Laboratório de Análises Ambientais (Latam), da Fazenda Escola e da Agência de Inovação (UCSiNOVA).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paulo

Typically replies within a day