A Prefeitura de Caxias do Sul adquirirá uma área no distrito de Vila Seca para a implantação do Parque Rural e do Centro Esportivo Automotor da cidade. Nesta quarta-feira (27/03), o Executivo municipal sancionou a lei que lhe permite pagar, por meio de indenização, R$ 3,1 milhões para comprar o espaço, que fica na Estrada Municipal 165, nas proximidades da comunidade de Nossa Senhora Aparecida. O terreno já tinha sido declarado de utilidade pública no ano passado e, agora, será adquirido por desapropriação aos proprietários da área, sem benfeitorias.
A área possui aproximadamente 62 hectares, com espaço total de 611 mil m². Para o Parque Rural, o Município pretende abrigar atividades econômicas e de lazer, exposições, remates, feiras agrícolas, festas regionais, eventos esportivos e de tradicionalismo gaúcho. O local também servirá para celebrar e preservar o patrimônio cultural e histórico da região. Isso inclui a valorização das práticas agrícolas tradicionais, a promoção da culinária local, e muito mais.
Em relação ao Centro Esportivo Automotor, a Prefeitura afirma que é para a realização de atividades envolvendo o automobilismo. A ideia é que o projeto contemple área para competições de velocidade dos diferentes tipos de veículos, eventos de som automotivo e exposições de produtos e serviços do segmento, dentre outros.
A Prefeitura de Caxias também possui motivos para escolher Vila Seca como centro desses dois projetos. Conforme o Executivo, o distrito de Vila Seca é um dos mais deficitários em atividades culturais e de lazer, por ser localizado em sua quase totalidade na zona das águas o que acaba limitando o uso dos espaços.
Ao oferecer uma variedade de atividades em um distrito, a cidade está promovendo a inclusão e garantindo que todas as comunidades, independentemente de sua localização, tenham acesso a essas experiências enriquecedoras. Ao transformar o distrito em um centro vibrante de atividades culturais e de lazer, a cidade está valorizando seus espaços públicos e tornando-os mais atrativos e acolhedores para os residentes e visitantes.
Deixe um comentário