Às 15h desta quinta-feira (27/06), o plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul será o palco da reunião do Parlamento Regional, hoje presidido por Gilmar Peruzzo/MDB, vereador de Nova Prata. O encontro será preparatório à audiência pública das 19h do mesmo dia, também no plenário da Casa, que tratará da Universidade Federal da Serra Gaúcha.
De acordo com a presidente do Legislativo caxiense, vereadora Marisol Santos/PSDB, o encontro do Parlamento Regional intensifica a conexão dos vereadores locais com os principais assuntos, debatidos em favor da região. Ela acredita que a reunião contribuirá com as discussões em torno do ensino público universitário.
O presidente Peruzzo conta que os cerca de 20 municípios que integram o Parlamento Regional estarão representados em Caxias, para fecharem um conjunto de pautas. O vereador de Nova Prata espera que seja consolidada uma universidade autônoma e independente, sob a denominação de Universidade Federal da Serra Gaúcha, e não apenas uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Peruzzo também defende dois espaços físicos para a futura universidade pública, na região. Explica que, para facilitar o acesso de estudantes, uma edificação deveria se situar entre Caxias e Farroupilha e outra, nas imediações de Nova Prata.
Deixe um comentário