As chuvas devem voltar à Serra Gaúcha a partir desta sexta-feira (10/05). Conforme prognósticos da Sala de Situação, departamento ligado ao Governo do Estado, na sexta, o fluxo de umidade vindo do norte associado à uma área de baixa pressão, favorece o retorno das chuvas sobre o Rio Grande do Sul (RS), sendo mais intensas e com temporais no centro, norte, nordeste, o que inclui a Serra Gaúcha, vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e litoral norte. Os volumes ficam em torno dos 60 aos 90 mm/dia, devendo passar dos 120 mm/dia na região.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o departamento alerta que as instabilidades seguem, pelo menos, até segunda-feira (13/05), com acumulados que podem chegar a 250mm. A Sala de Situação alerta para chuvas intensas nesse período. (Confira AQUI o alerta)
Nesta quinta-feira (09/05), o Governo do Estado realizou uma coletiva de imprensa para falar de suas ações e alertar o retorno das fortes chuvas no RS. Segundo informações repassadas pelo governador Eduardo Leite, no sábado (11/05), as chuvas seguem fortes na Serra Gaúcha, entre 40/90mm no dia. No domingo (12/05), o temporal pode continuar intenso, com variações de volumes entre 80/140mm no dia. Na segunda-feira (13/05), as chuvas persistem na região.
Leite ressalta que a chegada dessas fortes instabilidades pode trazer risco de novos deslizamentos à localidade. Ele reforça que a população que mora em áreas de encosta ou com perigo de queda de barreira não retorne ainda às suas residências. Segundo a meteorologista da rede Tua Rádio e da Sala de Situação, Cátia Valente, a Serra poderá ser uma das regiões mais atingidas pelas chuvas e confirma que há um risco geológico se persistir o prognóstico do tempo, devido ao solo já saturado pelas instabilidades da última semana.
Durante resposta a perguntas na coletiva, o governador afirma que imagens áreas mostram encostas cobertas por mata nativa, registrando dezenas de deslizamentos, o que impede prever em que localidades terão novas quedas de barreiras. Cátia Valente corroborou a fala de Leite e ressaltou que os volumes excessivos de chuvas que já aconteceram e que poderão acontecer propiciam possíveis novos deslizamentos na Serra.
Clique AQUI e confira a coletiva do Governo do Estado.
Deixe um comentário