As estradas do interior são as mais prejudicadas pelas fortes chuvas, em Caxias do Sul. Distritos como Vila Cristina, Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza estão com seus acessos afetados, o que ocasiona em bloqueios parciais ou totais de diversas vias. Há famílias isoladas em razão de barreiras nas pistas, que impedem a passagem de veículos até as comunidades, tanto para entrada como para saída das regiões. No intuito de agilizar a desobstrução de estradas, empresários unem esforços com a Prefeitura de Caxias do Sul desde os primeiros dias de fortes chuvas no município.
Guilherme Sartor, diretor comercial da Alsus Urbanizadora, encabeça a iniciativa. Devido a sua rede de contatos com o ramo da construção civil da Serra Gaúcha, ele conseguiu montar uma força-tarefa que atua, principalmente, na desobstrução de vias do interior da cidade. Atualmente, o grupo possui cerca de 50 máquinas trabalhando nas ruas de Caxias, entre retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira, caminhões-pipa e pás carregadeiras.
Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Norberto Soletti, a ação surgiu da vontade dos empresários, que realizaram uma reunião com o Executivo municipal para formalizar o auxílio. A partir disso, foi criado um grupo de trabalho, coordenado por Sartor, para operar nas vias prejudicadas por deslizamentos ou quedas de árvores e de rochas.
Guilherme Sartor explica que a mobilização começou com o chamamento de outros empresários do ramo da construção civil, que têm funcionários com experiência nessa área e que poderiam ser úteis nas atividades de desobstrução de pistas. Ele organizou um encontro com a presidente do Sinduscon Caxias, Maria Inês Menegotto de Campos, para falar da iniciativa. Na reunião ficou decidido que Sartor lideraria o projeto. O empresário afirma que já possui expertise na atuação a desastres, uma vez que trabalhou na reconstrução de residências em cidades do Vale do Taquari.
Conforme Soletti, a colaboração com os empresários está ajudando a desobstruir muitos acessos, acelerando a recuperação de estradas no interior. O secretário afirma que, mesmo com toda a ajuda, há locais com difícil acesso, como: parte de Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Criúva. O que mais prejudica para entrar nessas localidades é o grande volume de material que caiu sobre as vias em razão das quedas de barreiras.
Devido ao uso de recursos próprios para abastecer o maquinário empregado nas desobstruções, os empresários realizam uma campanha de arrecadação financeira em parceria com a Fundação Caxias e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços da cidade (CIC Caxias). Esta ação é realizada por conta que o diesel deve ser apenas utilizado pela Prefeitura, sendo vedado o uso em máquinas terceirizadas.
As doações serão utilizadas para compra de óleo diesel, a fim de colocar combustível nas máquinas do grupo. A ajuda é realizada via Pix, pelo e-mail: [email protected]
CONFIRA AQUI A ENTREVISTA COM NORBERTO SOLETTI, SECRETÁRIO DE OBRAS DE CAXIAS DO SUL.
CONFIRA AQUI A ENTREVISTA COM GUILEHRME SARTOR, DIRETOR COMERCIAL DA ALSUS URBANIZADORA.
Deixe um comentário