empresarios-formam-forca-tarefa-em-conjunto-com-a-prefeitura-de-caxias-para-desobstrucao-de-estradas

Empresários formam força-tarefa em conjunto com a Prefeitura de Caxias para desobstrução de estradas

As estradas do interior são as mais prejudicadas pelas fortes chuvas, em Caxias do Sul. Distritos como Vila Cristina, Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza estão com seus acessos afetados, o que ocasiona em bloqueios parciais ou totais de diversas vias. Há famílias isoladas em razão de barreiras nas pistas, que impedem a passagem de veículos até as comunidades, tanto para entrada como para saída das regiões. No intuito de agilizar a desobstrução de estradas, empresários unem esforços com a Prefeitura de Caxias do Sul desde os primeiros dias de fortes chuvas no município.

Guilherme Sartor, diretor comercial da Alsus Urbanizadora, encabeça a iniciativa. Devido a sua rede de contatos com o ramo da construção civil da Serra Gaúcha, ele conseguiu montar uma força-tarefa que atua, principalmente, na desobstrução de vias do interior da cidade. Atualmente, o grupo possui cerca de 50 máquinas trabalhando nas ruas de Caxias, entre retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira, caminhões-pipa e pás carregadeiras.

Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Norberto Soletti, a ação surgiu da vontade dos empresários, que realizaram uma reunião com o Executivo municipal para formalizar o auxílio. A partir disso, foi criado um grupo de trabalho, coordenado por Sartor, para operar nas vias prejudicadas por deslizamentos ou quedas de árvores e de rochas.

Guilherme Sartor explica que a mobilização começou com o chamamento de outros empresários do ramo da construção civil, que têm funcionários com experiência nessa área e que poderiam ser úteis nas atividades de desobstrução de pistas. Ele organizou um encontro com a presidente do Sinduscon Caxias, Maria Inês Menegotto de Campos, para falar da iniciativa. Na reunião ficou decidido que Sartor lideraria o projeto. O empresário afirma que já possui expertise na atuação a desastres, uma vez que trabalhou na reconstrução de residências em cidades do Vale do Taquari.

Conforme Soletti, a colaboração com os empresários está ajudando a desobstruir muitos acessos, acelerando a recuperação de estradas no interior. O secretário afirma que, mesmo com toda a ajuda, há locais com difícil acesso, como: parte de Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Criúva. O que mais prejudica para entrar nessas localidades é o grande volume de material que caiu sobre as vias em razão das quedas de barreiras.

Devido ao uso de recursos próprios para abastecer o maquinário empregado nas desobstruções, os empresários realizam uma campanha de arrecadação financeira em parceria com a Fundação Caxias e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços da cidade (CIC Caxias). Esta ação é realizada por conta que o diesel deve ser apenas utilizado pela Prefeitura, sendo vedado o uso em máquinas terceirizadas.

As doações serão utilizadas para compra de óleo diesel, a fim de colocar combustível nas máquinas do grupo. A ajuda é realizada via Pix, pelo e-mail: [email protected]

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA COM NORBERTO SOLETTI, SECRETÁRIO DE OBRAS DE CAXIAS DO SUL.

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA COM GUILEHRME SARTOR, DIRETOR COMERCIAL DA ALSUS URBANIZADORA.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paulo

Typically replies within a day