caxias-do-sul-solicita-aumento-de-recursos-ao-governo-estadual-para-o-programa-capacita-caxias

Caxias do Sul solicita aumento de recursos ao governo estadual para o programa Capacita Caxias

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul prestou contas ao governo estadual e solicitou um aumento significativo de recursos para o programa Capacita Caxias em 2025. O pedido foi feito à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado, por meio do programa RS Qualificação.

Devido à demanda surpreendente pelos cursos de capacitação profissional e aos excelentes resultados obtidos, além da criação do Centro de Capacitação e Comércio, a proposta é aumentar o valor do repasse de R$ 100 mil (com 30% de contrapartida do município) para R$ 350 mil (sem necessidade de contrapartida municipal).

Os cursos, oferecidos gratuitamente através de um convênio entre o município e o governo do Estado, focaram em áreas industriais como Liderança e Metrologia, Panificação e Pizzaiolo. Segundo Jorge Catusso, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a parceria e a escolha dos cursos foram altamente eficazes.

Dos 223 alunos que completaram os cursos, 185 foram certificados, resultando em um aproveitamento de 82,95% e uma taxa de evasão de 17,05%. A taxa de evasão foi inferior à prevista, que era de 30%, sendo que algumas desistências ocorreram devido à obtenção de novos empregos, explica o secretário.

Outro dado relevante é que, das 223 vagas oferecidas, houve 1.118 inscrições, resultando em uma demanda 501,23% superior. Dessas inscrições, 852 foram feitas por mulheres e mais de 400 por imigrantes.

“Nosso objetivo é expandir a oferta de cursos, devido à excelência do programa, dos professores e parceiros. Observamos também o deslocamento de trabalhadores de áreas afetadas por alagamentos em busca de oportunidades em Caxias. Em breve, novas turmas de qualificação profissional estarão disponíveis, incluindo no Centro de Capacitação e Comércio”, conclui Catusso.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paulo

Typically replies within a day