O Instituto de Leitura Quindim, em parceria com o coletivo Gotas de Vida, realiza neste sábado, 9 de novembro, a 2ª edição do evento “Doce Novembro – Um encontro de conhecimento, cultura & diversão”. A ação, marcada para começar às 14h na sede do Instituto, tem como objetivo promover o conhecimento e a conscientização sobre o Diabetes Tipo 1 (DM1), uma condição autoimune que afeta crianças e adolescentes. O evento será o último realizado na sede atual da entidade (Pátio Eberle), após a solicitação do locador para a desocupação do local até 30 de novembro de 2024.
Organizado pelo Gotas de Vida, um grupo de pais de crianças com DM1 de Caxias do Sul, a ação Doce Novembro é um evento aberto e gratuito, voltado não só para as famílias de crianças com DM1, mas também para a comunidade em geral. A conscientização sobre o Diabetes Tipo 1, além de ajudar a entender melhor essa condição autoimune, também oferece informações valiosas sobre hábitos saudáveis que podem prevenir o Diabetes Tipo 2. A programação contará com palestras e a presença especial da influenciadora Marina de Barros (@diabeticatiporuim, no Instagram), que virá de São Paulo para compartilhar a experiência com a doença. Haverá ainda atividades voltadas para a educação sobre alimentação balanceada e o impacto do excesso de açúcar e carboidratos na saúde.
Além de informar sobre o manejo do DM1, o encontro busca desmistificar ainda, os preconceitos e educar a comunidade sobre essa condição, que muitas vezes permanece oculta e cercada de estigmas. “Queremos alcançar ainda mais famílias este ano, e espalhar o máximo de informações sobre o Diabetes Tipo 1 para ajudar a reduzir mitos e preconceitos que cercam essa condição”, afirma Cristiane Valentini Taufer, uma das organizadoras e mãe de uma criança com DM1.
Um dos grandes marcos alcançados em 2023 foi a conquista de um auxílio federal de R$ 1,3 milhão, garantido pela deputada Denise Pessoa. O recurso possibilita a inclusão do sensor de glicose FreeStyle Libre no tratamento de crianças e adolescentes com DM1 em Caxias do Sul, beneficiando jovens entre 2 e 17 anos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa verba é suficiente para atender as crianças por cerca de um ano e meio, mas nossa luta agora é garantir que o projeto continue após o fim desse recurso”, destaca Evandra Stoco Tonin, uma das organizadoras e mãe de uma criança com DM1. O sensor, que monitora a glicose de forma contínua, oferece maior segurança e qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.
Desafio Global
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial em incidência de Diabetes Tipo 1 infantil, com cerca de 92.300 crianças e adolescentes afetados, de acordo com o Atlas da Federação Internacional de Diabetes. Essa posição deixa o país atrás apenas da Índia (229.400) e dos Estados Unidos (157.900). A doença autoimune, que impede o pâncreas de produzir insulina, pode surgir em qualquer fase da infância, sendo mais comum entre os quatro e seis anos e entre os dez e 14 anos.
Apesar de não poder ser prevenido, o diabetes tipo 1 apresenta sintomas como excesso de sede, indisposição, aumento da fome, irritabilidade e hálito com odor parecido com acetona. Crianças com essa disfunção dependem de injeções diárias de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.
O coletivo Gotas de Vida e o Instituto de Leitura Quindim reforçam a necessidade de educar a sociedade sobre a importância do monitoramento contínuo e o acesso a tratamentos modernos, como o FreeStyle Libre, para garantir um controle mais eficiente da doença e do cuidado com a saúde das crianças e adolescentes com DM1.
Programe-se:
Evento Doce Novembro – Um encontro de conhecimento, cultura e diversão
Data: 09/11/2024
Horário: A partir das 14h
Local: Instituto de Leitura Quindim (rua Sinimbu,1670, 6ºAndar, no Pátio Eberle)
Atividades:
14h: Abertura oficial do evento e fala da Secretária Municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi
14h:15min: Palestra com Marina de Barros – Criadora de Conteúdo Digital (@diabeticatiporuim)
15h: Palestra com Pâmela Antoniazzi – Nutricionista e Professora
15h:50min: Palestra com Dra Bruna Trojan Camassola – Endocrinologista Pediátrica
16h:30min: Palestra com Fernanda Atti – DM1 e Empresária – dona da Saúde em Fatias.
17h:15min: Confraternização com degustação de produtos e brindes de nossos apoiadores
17h:30min: Encerramento do evento
Obs: Durante o evento haverá atividades lúdicas para crianças de 04 a 12 anos.
Evento gratuito e aberto para toda a comunidade.
Deixe um comentário